sábado, 11 de junho de 2011

Projeto I Feira de Ciências e Tecnologias

1-APRESENTAÇÃO
Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas e conferências fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias.
Quando realizamos um bom projeto científico, trabalhamos quase da mesma maneira que os cientistas profissionais. Como eles, observamos, experimentamos, investigamos, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses, mediante mais experimentos, tudo isso com o objetivo de aprendermos mais. Se nosso trabalho foi bom, outros também poderão aprender com ele; mas, para isso, devemos apresentá-lo de maneira adequada.
2- Exposição de Projetos ... a arte na prática
Com freqüência cada vez maior, os cientistas devem partilhar seu trabalho não só com outros cientistas, senão também com legisladores, administradores, sociólogos, artistas, professores, genericamente, com pessoas de todas as profissões. Isso é a divulgação científica. Seguindo essa tendência, os estudantes de ciências  em todos os níveis  também devem informar a outras pessoas sobre seus aprendizados e projetos científicos.
As exposições, quando realizadas corretamente, constituem um meio eficaz de se conseguir esse objetivo.
Para isso estamos solicitando das escolas que venham expor junto conosco os inventos e as experiências cientificas realizadas em sua U. E numa feira de ciências, para que várias pessoas possam aprender com vocês (Educandos e educadores).
Ponha no papel o seu projeto com objetivos, descrição das experiências que serão realizadas e recursos que irá utilizar.
3 -Classificação das Apresentações em Feiras de Ciências

Projetos de Ciências Ambientais - é relacionado ao estudo da ciência da terra e do espaço, junto com o impacto de fatores ambientais em sistemas biológicos.

Projetos de Ciências Pura - é relacionado à Física, à Química ou à Matemática. Seu objetivo preliminar é a consideração de causa e efeito de algum processo ou atividade específica na natureza.

Projetos de Ciências da Engenharia - envolvem apresentação de projetos e/ou construção física de algum dispositivo, componente, máquina ou processo que têm uma aplicação determinada.
Projetos de Ciências da Vida - envolve a biologia, a zoologia, a botânica e mesmo os aspectos da medicina pura ou aplicada.
4 -Tipos de Projetos
Experiência - uma investigação empreendida para testar uma hipótese específica; evidenciar um fenômeno por sua repetição controlada.
Estudo - apresentação de uma coleção ou uma análise de dados para revelar a evidência de um fato, de uma situação ou de uma tese padrão de interesse científico. Este tipo de apresentação em Feira de Ciências pode incluir um estudo de relacionamentos da causa e do efeito ou ainda de investigações teóricas de dados. Inovação/Invenção - desenvolvimento e avaliação de dispositivos, de modelos, de técnicas ou de aproximações inéditas na tecnologia e na engenharia.
5- Sobre as divisões etárias
Fundamental - 10 a 15 anos; Médio - 16 a 18 anos; Avançado - igual ou maior de 19 anos.
6- Sobre a Segurança
É de total responsabilidade da Escola e Professores o estabelecimento e exigência de segurança. Aos professores cabem a incumbência de transmitir aos expositores as regras de funcionamento da Feira e suas medidas de segurança. Por exemplo, animais vivos não devem ser indicados devido aos procedimentos que poderiam prejudicar ou estabelecer situação de aflição aos mesmos. A Escola deve rever, constantemente, as condições de segurança; revisá-las e atualizá-las.
A proteção aos estudantes (ou/e outros) quanto à propriedade intelectual deve ser analisada em sala de aula; mostrar que sua inovação/invenção tem valor e pode (deve) ser registrada. Analisar, em palestra com profissional da área, o processo de patentes. Coibir o uso de material, texto, figuras, equipamentos, sem a tácita apresentação dos autores e suas fontes de pesquisas (palestra sobre direitos autorais e ética).
7 - Feiras de Ciências ... uma divulgação inteligente
As Feiras têm sido muito populares no decorrer da história. Geralmente têm produzido oportunidade de exibir trabalhos ou êxitos que deixaram plenos de orgulho seus autores. Freqüentemente têm estimulado o progresso, o intercâmbio de bens e de idéias. Muitos empresários de mente aberta buscam, mesmo nas mais modestas Feiras de Ciências, sugestões, trabalhos, resultados, técnicas, idéias e afins, que se adaptem de imediato a suas necessidades.
A oportunidade para os autores de trabalhos em tais Feiras são acentuadas. Diretores, Professores de escolas, Autoridades e Membros de destaque da sociedade local estão de olho abertos para esse ou aquele participante que se destaque em uma Feira Científica.
Os retoques finais
As exposições em Feiras devem resultar tão inteligíveis aos profanos educados como a especialistas.
Crie folhetos explicativos sobre a experiência e sua apresentação em Feiras de Ciências. No estilo científico, como em qualquer outro bom estilo, o texto simples e imediato sempre é o melhor.
Sempre tome os devidos cuidados para erros de concordância, ortografia etc. Verifique com cuidado se em qualquer parte de seu trabalho escapou alguma expressão de gíria. Evite gírias, não se esqueça que nos estudos científicos e outros em geral, a gíria não é aplicada.
Folheto Explicativo
Título
Deve ser curto. Se a precisão exige muitas palavras, estude a possibilidade de utilizar um título principal muito curto e um subtítulo mais explícito.
Exemplo: Título ==> Aquário “vida livre”
Subtítulo: Preparação e manutenção de um aquário
Resumo
Uma síntese muito breve de todo seu projeto, na qual figure os objetivos propostos, os trabalhos realizados e as conclusões alcançadas.
Introdução
Descreva o tema do projeto e forneça algumas informações básicas, tais como os trabalhos pertinentes de outros investigadores ou descobridores do fenômeno. Deixe claro seu objetivo e do método utilizado. Inclua aquilo que você pretende transmitir para o público.
Material e Técnica
Descreva o material utilizado, sua fonte de obtenção, sua montagem, o método e as dificuldades encontradas.
Observações e Dados
Descreva suas observações. Inclua alguns dados como exemplo.
Bibliografia
Deve constar aqui os livros e revistas e os sites aos quais você efetivamente recorreu para obter as informações básicas.
Expressão de Agradecimento
A prudência e as melhores tradições científicas exigem que você agradeça toda ajuda recebida. Dê-lhes o valor merecido; será muito gratificante ler-se num trabalho:
Lembrete: Feira não é Quermesse,
Não fique em seu boxe comendo cachorro quente ou hambúrguer com refrigerante, pois além de sua exposição científica ser vista com maus olhos, estará demonstrando desconhecimento e mau gosto para alimentação (consulte seu médico a respeito da ingestão de refrigerantes) — e ainda o estará fazendo em hora e local impróprio.
Referencia
http://www.feiradeciencias.com.br/sala01/01_01.asp