sábado, 2 de maio de 2009

Oficinas para língua portuguesa

Resumo de Texto e Produção de crônica (Gravidez na Adolescência).

O exercício de análise e síntese de um mesmo texto possibilita ao leitor/escrito
produzir bons textos a partir da compreensão estabelecida no seu contato com o texto lido.
No caso do texto de Nelson Vitello, esse processo não será diferente. Para garantir uma compreensão mais aprofundada do mesmo propomos que os grupos produzam um resumo do “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”.
Como o grande objetivo de ajudá-lo a se formar como leitor e escritor de textos, nesse caso específico, de narrativas, procure refletir um pouco mais sobre a temática. Isso servirá como ponto de partida para a escrita da crônica.
1. Reorganizem-se em, no máximo 6, mantenha também a escolha do relator e do coordenador.
2. Em seguida, rememorem a discussão , realizada a partir da leitura e
interpretação do texto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Depois disso, façam uma nova leitura coletiva do texto, com o objetivo de sintetizar as idéias centrais de cada parágrafo. É possível listar os tópicos ou palavras-chave das idéias principais de cada parágrafo.
3. Para estruturar o resumo com mais propriedade o coordenador deverá orientar o grupo segundo a sugestão abaixo:
• Faça uma leitura detalhada do texto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA para
reconhecimento das idéias centrais;
• Releia se necessário, topicalizando os pontos principais de cada trecho
(que pode ser cada parágrafo);
• Some às idéias retiradas do texto as suas impressões pessoais a respeito
de cada tópico, e, por conseguinte, sobre o tema do texto como um todo;
• Transforme os tópicos elencados em um texto que deverá ter, mais ou
menos, ¼ do texto original, respeitando o posicionamento do autor e as suas impressões ao conteúdo. Esses itens acima devem ser vistos como sugestões, não como parâmetros.
4. Todos os membros do grupo deverão produzir o resumo individualmente e
socializá-lo com os demais componentes do grupo. O resumo que fi car mais bem elaborado segundo a opinião do grupo, será digitado pelo relator no formato Power point e socializado com os demais grupos pelo coordenador.
6. Produção de Crônica (Gravidez na Adolescência).
1. Mais uma vez se organizem em 6 grupos de no máximo 9 componentes e
mantenha-os no mesmo formato da tutoria anterior, mantenha também a escolha do relator e do coordenador.
2. Em seguida, releiam individualmente os resumos produzidos realizada a partir da leitura e interpretação do texto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Depois disso, façam uma leitura coletiva da manchete abaixo:
3. Agora, o coordenador deverá ler as questões abaixo sobre a manchete, a fi m
de que o grupo demonstre oralmente as informações obtidas :
• Qual o tema a ser discutido?
• Em que momento tal assunto acontece na sociedade ou na vida das
pessoas?
• Onde este tipo de problema acontece?
• Como acontece?
• Quem se envolve neste tipo de acontecimento? Faça descrição física e
psicológica.
• Por que acontece?
• Você tem alguma lembrança de fato ocorrido com você ou com qualquer
outra pessoa (possível de ser relacionado com o fato da manchete)?
4. Para ajudar o grupo a desenvolver a proposta, sugerimos que as frases abaixo
sejam completadas (oralmente) pelos educandos e registradas no formato Word por cada relator. O coordenador deverá ler as questões abaixo sobre a manchete, a fim de que o grupo demonstre as informações obtidas durante a leitura do texto. É importante que o aluno reflita e exponha seu ponto de vista sobre a manchete.
• "Quando penso nesse fato, a primeira idéia que me vem à mente...";
• "Na minha opinião esse fato é...";
• "Se eu estivesse nessa situação, eu...";
• "Ao saber desse fato eu me senti...";
• "Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que...";
• "A solução para isso...";
• "Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois...".
5. Agora, é momento de, a partir das opiniões discutidas e apresentadas durante as tutorias anteriores, os alunos darem início a escrita individual da sua crônica. Para isso, é preciso retomar todo o material produzido durante as escrever a crônica com base na manchete acima.
6. Ao final as crônicas deverão ser socializadas nos grupos. Em seguida, apenas um texto, o que o grupo julgar pertinente, será apresentado como o que representa o grupo.


Texto recriado a partir da atividade orientada da disciplina Fundamentos e Didatica da Lingua Portuguesa II

Plano de aula com Dobraduras

Dobradura

TÍTULO: Dobradura, uma arte milenar.
EIXO: Arte (Matemática e Geometria)
JUSTIFICATIVA: Vivemos em um mundo muito movimentado e estressante. Até as crianças, acabam sofrendo com o stress do dia-a-dia. Por conta disso, resolvemos trabalhar com a arte da dobradura como terapia e elemento desencadeador da criatividade.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS
• Conhecer a história da dobradura, oriunda dos países asiáticos.
PROCEDIMENTAIS
• Confeccionar dobraduras a partir de músicas.
ATITUDINAIS
• Sensibilizar-se diante da arte milenar da dobradura;
• Perceber o valor terapêutico da arte de dobrar papel.
ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO
1. Ouvir a música A CASA, de Vinícius de Moraes;
2. Cantar a música A CASA, de Vinícius de Moraes;
3. Fazer a dobradura da casa, enquanto canta a música outras vezes;
4. Contar a história da dobradura;
5. Cantar a música PEIXE VIVO;
6. Fazer a dobradura do peixe, cantando a música PEIXE VIVO;
7. Proceder da mesma forma com a música A CANOA VIROU e fazer a dobradura
do barco;
8. Elaborar um texto narrativo tendo como elementos a casa, o peixe e a canoa
confeccionados em forma de dobradura;
9. Refletir acerca dos elementos indicadores de ação que formam o texto, bem como outras palavras que nomearam seres, certamente inseridas nas produções.
2. Reflita sobre o tema indicado e selecione um texto que torne possível a analise
linguística em torno do nome e da ação;
3. Construa o seu plano de aula com criatividade, com base na interpretação e na
análise linguística do texto escolhido e envolvendo a utilização prática e em nível fundamental do substantivo e do verbo, sem, contudo, fazer uso desta nomenclatura;

sexta-feira, 1 de maio de 2009

História da Matemática

A História da Ciência e, em particular, a História da Matemática, constitui um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram.
Assim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite também estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura.
Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
Nestas páginas queremos oferecer textos cuidadosamente embasados numa bibliografia cientificamente séria, tão atualizados quanto possível, e redigidos de uma forma simples e direta, facilmente acessível ao leitor.
Para isso, escolhemos três formas de exposição. Os textos estão ordendos segundo sua cronologia numa linha do tempo. A partir da mesma base de dados oferecemos uma seção de biografias dos grandes matemáticos e, a partir de uma reclassificação, disponibilizamos também uma apresentação de história da matemática organizada por tópicos
Os textos para esta seção, que está em construção permanente, são produzidos em sua maioria por alunos da licenciatura em matemática do IME-USP, orientados pelo Prof. Dr. Francisco César Polcino Milies

Texto postado no site:http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/ Acesso em:01/05/2009

site para desenvolver atividades escolares de matemática


Aqui coloquei alguns dos muitos sites que estão espalhados por aí para descobrir novidades sobre a matemExercícios -
Matemática - http://matematica.no.sapo.pt/testeproba9/testeprob9.htm
(É um teste oline de escolha múltipla.)
DocMath - http://docmath.net/fggfiles/mat/9/9Probabilidades.pdf
(Ficha de Trabalho para imprimir)
Prof200 - http://www.prof2000.pt/users/ampasantos/9ano/prob1.htm
(Teste de escolha múltipla com confirmação de resultados e de respostas correctas.)
Resumos/Explicações -
Probabilidades - http://probabilidades.no.sapo.pt/
(Site inteiramente dedicado às Probabilidades)
Matemática - http://eb23moncarapacho.net.educom.pt/mod/resource/view.php?id=415
(Apresentação resumida e com esquemas.)
ática.

Piada “Mãe… só tem uma”.

A? professora pediu aos seus alunos para fazerem uma Composição tendo como tema: Mãe… só tem uma
No dia seguinte, todos na sala, ela chama o Giovani para ler sua composição e o garoto assim começa:
- Eu estava doentinho, espirrando, tossindo, febril, não conseguia comer nada, não podia brincar, nem vir ? escola. Aí, de noite, a mamãe esfregou Vick Vaporub no meu peitinho, me deu um leitinho quente com um comprimido, me cobriu, eu dormi e, no dia seguinte acordei bonzinho e feliz. “Mãe…só tem uma.”
A classe toda aplaudiu, a professora elogiou, deu dez para Giovani e chamou o Carlos, que já foi logo lendo a dele:
- Eu tinha prova de Conhecimentos Gerais no dia seguinte, não sabia nada, não conseguia decorar nada e comecei a chorar, achando que ia tirar nota zero. Aí, a mamãe sentou do meu lado, pegou o livro, leu e me explicou tudo direitinho, tomou a minha lição várias vezes e eu fui dormir sossegado. Quando acordei senti que sabia tudo, vim ? escola, fiz a prova e tirei 10. “Mãe… só tem uma.”
A classe também aplaudiu Carlos. A professora deu dez para ele também, e chamou o Wandergleidson Silva Júnior - Corinthiano:
- Cheguei em casa, minha mãe que estava na cama, com um cara que não conheço, gritou para mim: - “Wandergleidson Júnior, seu moleque safado, vai lá na geladeira e me traz duas cervejas” - Aí eu abri a geladeira e gritei pra ela: “Mãe… só tem uma.”

Dinâmica o presente

OBJETIVO: trabalhar a atenção, a observação, o desapego, a sinceridade, a emoção de dar e repartir um bem recebido, demonstrando o intuito de construir um mundo mais solidário, mais humano.
01- Você é uma MÃE especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à MÃE que considera á mais bonita do grupo.
02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma MÃE dinâmica
03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma MÃE considerada realista
04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente
05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma MÃE considerada sensível.
06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma MÃE que imagina ser carinhosa.
07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma MÃE que considera meiga.
08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu... passe-o para uma MÃE que considera otimista.
09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... Você vai entregá-lo a uma MÃE que considera trabalhadora
10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à MÃE que considera calma.
11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a MÃE mais criativa.
12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma MÃE mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma MÃE sincera,
13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a MÃE mais simpática.
14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma MÃE solidária para você e passe este presente.
15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a MÃE mais sensual
16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a MÃE mais romântica.
17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a MÃE mais dedicada do grupo,
18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a MÃE que considera persistente
19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma MÃE que Você acha tolerante.
20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a MÃE MAIS empolgada
21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à MÃE mais cortês do grupo.
22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma MÃE mais interessante do grupo.
23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente
24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a MÃE mais amorosa do grupo.
25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma MÂE que considere prudente.
26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma MÃE coerente
27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente.28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma MÃE muito organizada
29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a MÃE mais confiante.
30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à MÃE mais amiga do grupo.
31- Você foi eleita a pessoa mais amiga. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é Ter amor no coração. Este presente é para você. E você como amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.Que Deus dê a todos a esperança e a força para continuarmos lutando por um ideal.

O preço do amor de mãe

O Preço do Amor de Mãe
Uma tarde, um menino aproximou-se da mãe, que preparava o jantar e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que secou as mãos e tirou o avental, leu a seguinte lista:
Cortar a grama do jardim: R$3,00
Limpar meu quarto esta semana R$1,00
Ir ao supermercado em seu lugar R$2,00
Cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00
Tirar o lixo toda semana R$1,00
Ter um boletim com boas notas R$5,00
Limpar e varrer o quintal R$2,00
TOTAL DA DÍVIDA R$16,00
A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida – NADA
Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti – NADA
Pelos problemas e pelos prantos que me causastes – NADA
Pelo medo e pelas preocupações que me esperam – NADA
Por comidas, roupas e brinquedos – NADA
Por limpar-te o nariz – NADA
CUSTO TOTAL DE MEU AMOR – NADA
Quando o menino terminou de ler o que a mãe havia escrito, tinha os olhos cheios de lágrimas. Fitou os olhos da mãe e disse-lhe:
- Eu te amo, mamãe! Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme: TOTALMENTE PAGO.

TEXTO A MÃE AGUIA

A Mãe Águia
A águia empurrou gentilmente os filhotes para a beirada do ninho. Seu coração trepidava com emoções conflitantes enquanto sentia a resistência deles. Ela pensou: “Por que será que a emoção de voar precisa começar com o medo de cair?” Essa pergunta eterna ainda estava sem resposta para ela.
Conforme a tradição da espécie, o ninho localizava-se no alto de uma saliência num rochedo escarpado. Abaixo, havia somente o ar para suportar as asas de cada um dos filhotes. “Será possível que desta vez não dará certo?” - a águia mãe pensou.
Apesar de seus medos, ela sabia que era tempo. Sua missão materna estava praticamente terminada, restava uma última tarefa: o empurrão. A águia reuniu coragem através de uma sabedoria inata. Enquanto os filhotes não descobrissem suas asas, não haveria objetivo em suas vidas. Enquanto não aprendessem a voar, não compreenderiam o privilégio de terem nascido águia.
O empurrão era o maior presente que a águia mãe tinha para lhes dar. Era o supremo ato de amor. E, por isso, um a um, ela os empurrou... E eles voaram !!!

MCNALLY David. A mãe águia. Disponível em:< op="modload&name="News&file="article&sid="4&mode="thread&order="0&thold="0"> Acesso em: 04/08. Traduzido e adaptado

LAGRIMAS DE MÃE

Lágrimas de Mãe
- Por que você está chorando? - ele perguntou à sua mãe.
- Porque eu sou mãe. - ela respondeu.
- Eu não entendi! - ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou:
- Você nunca entenderá!
Mais tarde o menino perguntou ao pai porque as mães parecem chorar sem nenhuma aparente razão.
- Todas as mães choram sem motivo. – o pai conseguiu responder.
O menino cresceu, tornou-se um homem e ainda tentava entender porque as mães, volta e meia, choram. Após muitos anos, em avançada idade, ele deixou o mundo. Quando sua alma viu-se frente a frente com Deus, logo perguntou:
- Senhor, nunca entendi porque mães choram tão facilmente.
Disse Deus:
- Quando criei as mães, tinha que ser algo especial. Fiz seus ombros fortes o suficiente para carregar o peso do mundo e, ainda, confortáveis para dar apoio. Dei a elas força para a hora do nascimento dos filhos e para suportar a rejeição que tantas vezes vem deles; fibra que permitisse a continuação da luta quando todos à sua volta já desistiram; perseverança em proteger a família em meio a doenças e a tristezas, sem jamais desistirem de amar; sensibilidade para amar seus filhos diante de quaisquer circunstâncias, mesmo que eles as tenham magoado profundamente. Essa mesma sensibilidade as ajuda a silenciar o chorinho de seus bebês, fazendo-os se acalmarem e, quando adolescentes, que compartilhem com elas suas ansiedades e medos. Finalmente, concedi-lhes as lágrimas para derramarem sem nenhuma razão aparente, sua única fraqueza. Por que fiz isso? Para não diferenciá-las por completo do restante da espécie humana.

(WHY mothers cry. Disponível em:< op="modload&name="News&file="article&sid="4&mode="thread&order="0&thold="0"> Acesso em: 04/08. Traduzido e adaptado)

DECRETO DE CRIAÇÃO DO DIA DAS MÃES

LEGISLAÇÃO
DECRETO N. 21.366 – DE 5 DE MAIO DE 1932
Declarando que o segundo domingo de maio é consagrado às mães
O Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil:
Considerando que vários dias do ano já foram oficialmente consagrados à lembrança e à comemoração de fatos e sentimentos profundamente gravados no coração humano;
Considerando que um dos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana é o de ternura, respeito e veneração, que evoca o amor materno;
Considerando que o Estado não pode ignorar as legítimas imposições da consciência coletiva, e, embora não intervindo na sua expressão, e do seu dever reconhecê-las e prestar o seu apoio moral a toda obra que tenha por fim cultuar e cultivar os sentimentos que lhes imprimem, força afetiva de cultura e de aperfeiçoamento humano,
DECRETA:
Art. 1º O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 5 de maio de 1932, 111º da Independência e 44º da República.
GETULIO VARGAS.
Francisco Campos.

Histórico Criação do Dia das Mães

HISTÓRICO - Como começou o Dia das Mães?
"Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio em quase todos os países. Os americanos e ingleses dizem Happy Mother's Day, os italianos Tanti Auguri, Mammina e os alemães Alles Gute Zum Mutter Tag. Independente da língua utilizada, cada pessoa expressa, nesse dia, seus sentimentos, seu carinho, sua ternura e sua alegria à mãe. E os que já a viram partir desta vida, lembram-na com o coração cheio de saudade.
A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas. A História revela que antigamente na Grécia, durante a primavera, os gregos celebravam-no em honra de Rhea, a mãe dos deuses. Séculos depois, na Inglaterra, em meados de 1600, encontrou-se a celebração intitulada
Mothering Day, honrando as mães da Inglaterra. Nessa época, o dia era reservado aos serviçais pobres, que prestavam serviços aos mais ricos geralmente em lugares afastados de seus lares, para se deslocarem até suas casas e passarem o dia com as mães. Para dar sentido a essa confraternização e a união, elaborava-se, conforme a tradição, um bolo especial, o mothering cake. Em 1872, nos Estados Unidos, falou-se, pela primeira vez, em dia das mães, que seria dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe. No entanto, somente em 1907 foi iniciada uma campanha para a criação de um dia das mães nacional. Essa idéia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos. A jovem Ana Jarvis, órfã materna, sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907, iniciou-se o costume de reverenciar as mães em cerimônia religiosa. No ano seguinte, a 10 de maio, Ana Jarvis propôs na igreja episcopal, onde sua mãe muito havia trabalhado, que a homenagem se estendesse a todas as mães do país. Em 1910, sempre em maio, o governador de West Virginia oficializou a cerimônia no estado. Finalmente, em 1914, o presidente americano Woodrow Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Na América do Sul, a primeira comemoração do dia das mães, foi realizada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, a 12 de maio de 1918. Quase todos os países do mundo celebram essa festa. Alguns a celebram em datas diferentes, mas do mesmo modo que o Brasil, vários países como a Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália, Turquia instituíram o segundo domingo de maio.
A idéia original de homenagear as mães numa cerimônia religiosa foi modificada pelo comércio, que aproveita a data para incrementar as vendas de produtos para presenteá-las. Muitas pessoas lembram apenas de homenagear as mães porque a data é explorada comercialmente, com campanhas publicitárias lembrando como a mãe é importante na vida de todos e, por isso, "precisam dar algum presente" a ela, homenageando-a.
HISTÓRICO - Como começou o Dia das Mães? Disponível em:< op="modload&name="News&file="article&sid="4&mode="thread&order="0&thold="0"> Acesso em 24/04

Projeto temático: Semana da mães

Projeto para a semana das mães - “Mãe, só tem uma”
1. Incentivo (sensibilização) - Conversas com as crianças, leitura de um livro, uma visita, uma vivência em sala de aula, uma dúvida levantada pela turma, um filme ou mesmo um questionamento surgido em um projeto anterior; fale com as crianças sobre a necessidade de trabalhar a semana das mães.
2. O que já sabemos? - Socialização dos conhecimentos prévios das crianças pedir sugestão para trabalhar, fazer levantamento do que já foi trabalhado nos anos anteriores.

“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”
Justificativa: O projeto surgiu por conta da dificuldade na comunicação que muitos estudantes têm com a família. Para os educadores, a falta de tempo, atenção e carinho dos pais pode gerar no aluno o desinteresse escolar, ausência de motivação e do senso de responsabilidade, além de indisciplina.
Objetivo do Projeto
Resgatar valores sociais da comunidade em que o aluno está inserido independente do tipo de família da qual a criança proceda

Objetivos:
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

Identificar o valor da família para formação do seu caráter e valores;
Ressaltar a responsabilidade familiar e a importância que ela tem.
Expressar seus sentimentos a partir de cartazes, desenhos e poesias;
Melhorar o diálogo em casa;

Metodologias:
Leituras;
Produções textuais: poéticas, narrativas e descritivas;
Estudos linguisticos e semânticos de textos;
Pesquisas;
Criação de tabelas e gráficos;
Produção de mapas;
Seminários;
Debates e aulas expositivas;
Colagens e produção de telas artisticas;

Desenvolvimento de atividades variadas, que terão a finalidade de resgatar valores estruturantes para a criança, obedecendo a um cronograma mensal, quinzenal, semanal ou diário, conforme as características da escola. Para isso, será necessário organizar atividades em que as mães sejam percebidas fora do vínculo materno e proporcionem ao aluno a ampliação de seu campo de análise, tanto no pequeno grupo quanto na totalidade de seu convívio;

Cada disciplina abordará e adaptará o tema ao seu modo.
Língua Portuguesa (1º a 9º ano): a sugestão foi trabalhar com paródias, fazer cartazes para exposição, criação de versos e poesias, acrósticos, leitura de textos, produção de músicas e instrumentos para apresentação no dia das mães, trabalho com textos instrucionais, explorando receita de mãe;
Matemática: pesquisa elaborada, entrevistas com mães de alunos, e produção de gráficos com os dados coletados, pesquisas de preços dos objetos de beleza que a mãe mais usa montagem de tabela com o nome dos produtos;
Geografia: mapa do Brasil com fotos de mulheres e pesquisas das mulheres no mercado de trabalho.
História : participação da mulher na sociedade, situação da mulher na época da escravidão e sua situação no aspecto político; Apresentação da origem social e da legislação que sancionou o Dia das Mães;
Ciências naturais, físicas e biológicas: saúde da mulher, gravidez, pesquisas de doenças que afetam as mulheres e métodos anticoncepcionais;
Inglês : biografia de cantoras brasileiras que fazem sucessos internacionais, ou com músicas internacionais Criação de textos e leituras em inglês com tradução;
Artes : auxiliar no teatro (temas ligados à sexualidade) e confecção de caricaturas com rosto de mulheres e pesquisa biográfica de artistas que se destacaram, colagens criativas e produção de obras artísticas para exposição.
Concursos. Uma semana de mãe:
Os alunos de 1ª a 4ª séries fizeram desenhos; de 5º e 6º ano, frases; 7º a 9º ano, paródias ou poesias;. As mães dos alunos que fizerem os 4 melhores trabalhos - de acordo com uma equipe de professores - ganharão como prêmio um Dia de Rainha , que incluiu cabeleireiro, jantar, cesta básica e produtos de beleza.
Concurso Vovó Charmosa (para a avó materna) - tem o objetivo de contemplar as relações que ocorrem na escola de forma mais ampla, bem como as diversas formas de família vivenciadas pelas crianças;
- Bazar da Mamãe – comércio, a preços simbólicos, de lembrancinhas artesanais confeccionadas pelos alunos.
- Aulas para Mamãe – convite às mães para participarem de aulas de alongamento, de arranjos florais, de maquilagem;
- Música para Mamãe – homenagens musicais para as mães da escola por série, turma, nível.
Aprendendo Culinária com a Mamãe - preparação de guloseimas ou petiscos por mães e filhos e apresentação dos pratos elaborados em lanche coletivo;

Avaliação
Acompanhar a participação/satisfação de alunos, pais e comunidade educativa como um todo.
- Refletir em torno de aspectos relevantes a serem mantidos e a serem revistos para o próximo ano, fazendo o registro dos mais importantes.
Culminancia
Uma festa dentro da escola com direito a sorteio de brindes (solicitados em patrocínio) , torcida dos filhos e apresentações. Serão premiadas também a mãe mais idosa e a que tiver mais filhos. E não é só. Além das premiações, alunas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental vão participar de um desfile pra lá de especial, usando roupas e sapatos emprestados das mães.

domingo, 26 de abril de 2009

Jogral para o dia das mães


Quem será? (Todas as crianças)


Meninas: Nela a bondade se aninha

Como eu é muito bonitinha.


Meninos: É agil igual uma andorinha

No trabalho é uma abelhinha


Meninas: Tem a graça de uma pombinha

Do nosso lar é a rainha.

Meninos: É a filha da vovozinha;

Então ninguem adivinha;

Todos: Quem será?


Outras crianças que estão agachadas com cartazes na mão dizem:

Ah! Descobri é a mamãezinha!


Cantigas da mamãe

Mamãe me pediu um beijo
Fui correndo e lhe dei dois
Ela sorriu de contente
e perdi a conta depois

Mamãe é amiga sincera
muito meiga e paciente, trabalha com alegria
para dar conforta a gente
(Melodia de Ciranda, Cirandinha)

Eu amo minha mãezinha
De todo meu coração,
quando me chama , filhinho
Fico cheio de paixão
(Melodia Pirulito que bate, bate)