sábado, 2 de maio de 2009

Plano de aula com Dobraduras

Dobradura

TÍTULO: Dobradura, uma arte milenar.
EIXO: Arte (Matemática e Geometria)
JUSTIFICATIVA: Vivemos em um mundo muito movimentado e estressante. Até as crianças, acabam sofrendo com o stress do dia-a-dia. Por conta disso, resolvemos trabalhar com a arte da dobradura como terapia e elemento desencadeador da criatividade.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS
• Conhecer a história da dobradura, oriunda dos países asiáticos.
PROCEDIMENTAIS
• Confeccionar dobraduras a partir de músicas.
ATITUDINAIS
• Sensibilizar-se diante da arte milenar da dobradura;
• Perceber o valor terapêutico da arte de dobrar papel.
ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO
1. Ouvir a música A CASA, de Vinícius de Moraes;
2. Cantar a música A CASA, de Vinícius de Moraes;
3. Fazer a dobradura da casa, enquanto canta a música outras vezes;
4. Contar a história da dobradura;
5. Cantar a música PEIXE VIVO;
6. Fazer a dobradura do peixe, cantando a música PEIXE VIVO;
7. Proceder da mesma forma com a música A CANOA VIROU e fazer a dobradura
do barco;
8. Elaborar um texto narrativo tendo como elementos a casa, o peixe e a canoa
confeccionados em forma de dobradura;
9. Refletir acerca dos elementos indicadores de ação que formam o texto, bem como outras palavras que nomearam seres, certamente inseridas nas produções.
2. Reflita sobre o tema indicado e selecione um texto que torne possível a analise
linguística em torno do nome e da ação;
3. Construa o seu plano de aula com criatividade, com base na interpretação e na
análise linguística do texto escolhido e envolvendo a utilização prática e em nível fundamental do substantivo e do verbo, sem, contudo, fazer uso desta nomenclatura;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preciso de sua avaliação para melhorar as postagens deixe seu comentário.