sábado, 2 de maio de 2009

Oficinas para língua portuguesa

Resumo de Texto e Produção de crônica (Gravidez na Adolescência).

O exercício de análise e síntese de um mesmo texto possibilita ao leitor/escrito
produzir bons textos a partir da compreensão estabelecida no seu contato com o texto lido.
No caso do texto de Nelson Vitello, esse processo não será diferente. Para garantir uma compreensão mais aprofundada do mesmo propomos que os grupos produzam um resumo do “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”.
Como o grande objetivo de ajudá-lo a se formar como leitor e escritor de textos, nesse caso específico, de narrativas, procure refletir um pouco mais sobre a temática. Isso servirá como ponto de partida para a escrita da crônica.
1. Reorganizem-se em, no máximo 6, mantenha também a escolha do relator e do coordenador.
2. Em seguida, rememorem a discussão , realizada a partir da leitura e
interpretação do texto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Depois disso, façam uma nova leitura coletiva do texto, com o objetivo de sintetizar as idéias centrais de cada parágrafo. É possível listar os tópicos ou palavras-chave das idéias principais de cada parágrafo.
3. Para estruturar o resumo com mais propriedade o coordenador deverá orientar o grupo segundo a sugestão abaixo:
• Faça uma leitura detalhada do texto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA para
reconhecimento das idéias centrais;
• Releia se necessário, topicalizando os pontos principais de cada trecho
(que pode ser cada parágrafo);
• Some às idéias retiradas do texto as suas impressões pessoais a respeito
de cada tópico, e, por conseguinte, sobre o tema do texto como um todo;
• Transforme os tópicos elencados em um texto que deverá ter, mais ou
menos, ¼ do texto original, respeitando o posicionamento do autor e as suas impressões ao conteúdo. Esses itens acima devem ser vistos como sugestões, não como parâmetros.
4. Todos os membros do grupo deverão produzir o resumo individualmente e
socializá-lo com os demais componentes do grupo. O resumo que fi car mais bem elaborado segundo a opinião do grupo, será digitado pelo relator no formato Power point e socializado com os demais grupos pelo coordenador.
6. Produção de Crônica (Gravidez na Adolescência).
1. Mais uma vez se organizem em 6 grupos de no máximo 9 componentes e
mantenha-os no mesmo formato da tutoria anterior, mantenha também a escolha do relator e do coordenador.
2. Em seguida, releiam individualmente os resumos produzidos realizada a partir da leitura e interpretação do texto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Depois disso, façam uma leitura coletiva da manchete abaixo:
3. Agora, o coordenador deverá ler as questões abaixo sobre a manchete, a fi m
de que o grupo demonstre oralmente as informações obtidas :
• Qual o tema a ser discutido?
• Em que momento tal assunto acontece na sociedade ou na vida das
pessoas?
• Onde este tipo de problema acontece?
• Como acontece?
• Quem se envolve neste tipo de acontecimento? Faça descrição física e
psicológica.
• Por que acontece?
• Você tem alguma lembrança de fato ocorrido com você ou com qualquer
outra pessoa (possível de ser relacionado com o fato da manchete)?
4. Para ajudar o grupo a desenvolver a proposta, sugerimos que as frases abaixo
sejam completadas (oralmente) pelos educandos e registradas no formato Word por cada relator. O coordenador deverá ler as questões abaixo sobre a manchete, a fim de que o grupo demonstre as informações obtidas durante a leitura do texto. É importante que o aluno reflita e exponha seu ponto de vista sobre a manchete.
• "Quando penso nesse fato, a primeira idéia que me vem à mente...";
• "Na minha opinião esse fato é...";
• "Se eu estivesse nessa situação, eu...";
• "Ao saber desse fato eu me senti...";
• "Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que...";
• "A solução para isso...";
• "Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois...".
5. Agora, é momento de, a partir das opiniões discutidas e apresentadas durante as tutorias anteriores, os alunos darem início a escrita individual da sua crônica. Para isso, é preciso retomar todo o material produzido durante as escrever a crônica com base na manchete acima.
6. Ao final as crônicas deverão ser socializadas nos grupos. Em seguida, apenas um texto, o que o grupo julgar pertinente, será apresentado como o que representa o grupo.


Texto recriado a partir da atividade orientada da disciplina Fundamentos e Didatica da Lingua Portuguesa II

Um comentário:

  1. De:Rejane Araújo
    Val, amei o seu blog e a dinamica para reunião de pais ótimaaa.Ter você como nossa tutora é tudo de bom a turma do curso normal superior agradece.beijooo.

    ResponderExcluir

Preciso de sua avaliação para melhorar as postagens deixe seu comentário.