sábado, 11 de junho de 2011

O cristão deve freqüentar festas juninas?

A Bíblia diz : " ...que não comam comidas oferecidos aos ídolos" Atos 15:20
" ... aqueles que oferecem alimentos a estes ídolos, estão unidos no sacrifício aos demônios, e não a Deus, não quero que sejais participantes com os demônios. I Cor. 10:20
" ... não podeis beber o cálice do Senhor (Santa Ceia ) e o cálice dos demônios : não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" I Cor. 10:21
"... mas se alguém disser: esta comida foi oferecida aos ídolos, não comais por causa daquele que vos advertiu, e por causa da consciência." I Cor. 10:28
As FESTAS JUNINAS levam este nome por serem realizadas no mês de Junho, cada festa tem um fim específico:
1. FOLCLORE 2. RELIGIOSO 3. JURÍDICO
1.FOLCLORE
Folclore é o conjunto de tradições, lendas e crenças, de uma região expressas em canções, provérbios, contos, e seu objetivo é divulgar as tradições dos antepassados, as Escolas, "em nome da Cultura", incentivam esta festa, por meio de trabalhos escolares, tarefas, etc, e a criança que não tem como se defender aceita esta festa, pois se sente na obrigação de respeitar a professora, que lhe impõe estes trabalhos escolares sobre a festa Junina, e em algumas vezes a criança é ameaçada por notas baixas por não querer compactuar com esta maldição, professora esta que, na maioria das vezes é devota de algum santo, simpatizante ou praticante da religião Católica que é a maior divulgadora desta festa. Neste momento são mesclados o folclore e a religião, a criança inocente por natureza rapidamente se envolve com as músicas, brincadeiras, comidas, doces. Alias não existiria a festa se não fosse a religião. Inclusive existe a competição, rivalidade que faz perder todo caráter religioso, entre clubes, famílias, para realizarem a maior ou a melhor festa junina, da rua, do bairro, da fazenda, sítio, etc. O aluno é obrigado a participar de uma atividade curricular que fere sua consciência? ? Vide página 3.
2. RELIGIOSO
A maioria destas festas é realizada para se pagarem ou fazerem promessas a algum santo ou padroeiro (protetor), que tem seu dia neste mês de Junho, Santo Antônio, São Pedro, São João. A Igreja Católica é incentivadora, daí o teor religioso da festa Junina, pois nestas festas ocorrem rezas, canções, missas e as comidas, doces são oferecidos a estes santos, claro que os que comem não são os santos, mas os que participam desta festa, este procedimento de ‘oferecer comida aos santos’ aliás é muito parecido aos despachos espíritas de macumba nos cemitérios, encruzilhadas, talvez a diferença seja apenas o local da ‘festa’, pois os oferecimentos, as oferendas são as mesmas. Se bem que muitos católicos se dizem também espíritas e freqüentam a “mesa branca”, consultam horóscopo, e até terreiros de Umbanda, Quimbanda, Candomblé e a popular Macumba, é o famoso sincretismo religioso, tão permitido pelo Clero Romano, principalmente na Bahia.
REFUTAÇÃO
1.FOLCLORE
O Brasil é o maior país agrícola do mundo, até conhecemos aquela frase elogiando as terras brasileiras “... em se plantando tudo dá..". Pasmem, mas o governo está importando, isto é, comprando de outros países, arroz, feijão, trigo, café, cacau. Era para estar exportando, vendendo, aumentando o capital, e não comprando, pois temos terras de excelente qualidade, um dos problemas da falta de produção agrícola é a desvalorização do "homem do campo" que é humilhado nas festas juninas, nas danças de quadrilhas, tido como um coitado, eu pergunto: que criança diria: Quando eu crescer quero ser um caipira, ou homem do campo? Com as roupas remendadas? Na miséria? As crianças querem ser médicos, professoras, atrizes, pois estes não são humilhados nas festas juninas.
As Festas Juninas são para humilhar as pessoas do campo, o caipira quando não é banguela é desdentado, seu andar é torto, corcunda por causa da enxada, a botina é furada, suas roupas são rasgadas e remendadas, uma alusão ao espantalho, talvez seja assim que os grandes latifundiários olham o caipira, e agora também nossas crianças nas Escolas, se isto é FOLCLORE, CULTURA, não quero, agradeço, se lambuzem os que gostam de humilhar os outros. A Bíblia diz: O que escarnece (humilha) do pobre insulta ao que o criou Provérbios 17:5 Por isto muitas favelas são formadas nas cidades, meninos de rua, pois como os "caipiras" não conseguem sobreviver no campo, pensam que na cidade encontrarão trabalho, esta migração é conhecida como ‘Êxodo Rural’. E o nosso país agrícola, é desmatado, só se planta pasto para boi engordar, e agora cana-de-açúcar para produção de combustível e expulsam o homem do campo, o caipira humilhado nas festas juninas.
Os Fogos de Artifício das Festas Juninas
Um milhão de acidentes por ano. Estes são os números de queimaduras que ocorrem no Brasil. Os dados são da Sociedade Brasileira de Queimados, que atesta ainda que 30% das vítimas são crianças Não podemos nos esquecer das seqüelas que marcaram a vida de milhares de crianças, mães e familiares, que se acidentaram com os fogos de artifícios das festas Juninas. Mãos e dedinhos inocentes são mutilados pela força explosiva das 'bombinhas' e dos rojões festas Juninas onde é constatado o aumento de casos de queimaduras de Segundo e de Terceiro grau, que além de deixarem marcas para o resto da vida no corpo, rosto, braços de nossas crianças, causam uma profunda depressão nas vítimas, por saberem que jamais poderão ter seu rosto ou alguma parte do seu corpo restituído novamente.
Os balões, estes sim revelam o retrato mais triste das Festas Juninas, pois centenas de Empresas, Indústrias, Casas, Lojas, foram reduzidos a nada, a cinzas, por esta brincadeira de mau gosto, pois estes balões sobem, causando histeria nas pessoas, porém no momento que descem, a maldição do incêndio aparece, e com as casas queimadas a família se desintegra, com a indústria em chamas, o pai de família é mandado embora, o desemprego, a fome, mostra a sua cara, na realidade, as maldições das Festas Juninas se revelam.
2. RELIGIOSO
Está escrito: "... porque há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo..." I Timóteo 2:5
Se podemos pedir diretamente a Deus, por meio do Senhor Jesus Cristo, o único MEDIADOR, não precisamos pedir, louvar aos santos, pois só Deus é o único digno de receber todo louvor.
Não temos nada contra os santos, pelo contrário São Paulo, São Pedro, São João e outros, nos deixaram epístolas e evangelhos, doutrinas. A Bíblia é contra a veneração das pessoas, dos santos, principalmente, dos que morreram, inclusive São Paulo não aceitou adoração. Leia Atos 14:11 ao 15.
Quando adoramos a Deus, somos abençoados; Quando se adora o ídolo, vem a maldição. Aqueles que participam da Festa Junina, além de humilhar e escarnecer do homem do campo é amaldiçoado pelos demônios que recebem as comidas, doces, danças. Pois está escrito: “... aqueles que oferecem alimentos a estes ídolos estão unidos no sacrifício aos demônios, e não a Deus, não quero que sejais participantes com os demônios”. (I Cor. 10:20).
RAIO X da FESTA JUNINA

A encenação do casamento caipira:
O Padre está sempre bêbado, alguns até realizam a missa segurando uma garrafa de cachaça.
O noivo é obrigado a se casar, pois engravidou a “moça”, mas o desejo dele é fugir para engravidar outras moças.
O pai da noiva e alguns padrinhos estão armados para obrigarem o casamento a todo custo.
A noiva está se casando grávida, sendo esta atitude hoje até “normal” para alguns, no entanto sabe-se que sexo fora do casamento é pecado de prostituição e adultério, alem de ser uma vergonha para os pais, pelo menos para aquelas famílias que tem brio.
É inaceitável ensinar esta “cultura” a crianças e adolescentes, principalmente aquelas que não têm como se defender, acreditamos que na zona rural, em algumas situações, deve até acontecer casamentos desta forma, no entanto a grande maioria do povo do campo, além de humilde é honesta, é religiosa, preserva a ética, a moral e os bons costumes. Sabe-se que uma mãe solteira não tem condições de educar um filho sozinha, pode até criar, como se cria um cachorrinho, mas educar não, o Dr. Drauzio Varela afirma que mais da metade dos presidiários nasceram fruto de uma relação sem compromisso, cresceram sem pais, ou criados por outros.
Cabem aqui algumas perguntas:
_Hoje os moços não querem compromisso de casamento por que foram influenciados em parte por estas Festas, onde se ensinam as crianças que o noivo sempre quer fugir, onde casamento é prisão, é tédio, é obrigação?
_Sendo provado de que a cada cinco crianças que nascem no Brasil, uma é de adolescente sem condições nenhuma de educar seu filho, seriam estas meninas-moças influenciadas nestas festas, onde a noiva não se cuidou e se casa grávida?
_Será que toda mãe ou pai sonha que sua filha entre na igreja para se casar “barriguda”, ou pelo nome usado nas festas juninas “embuxada”?
_Seriam estas festas a deturpação do casamento e uma agressão ao povo do campo?