sábado, 11 de junho de 2011

Projeto Folguedos Juninos

OBJETIVOS:
• Resgatar os valores culturais do nosso povo;
• Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades
• contextualizadas;
• Favorecer a integração social do grupo;
• Desenvolver a expressão artística e corporal.
• Contextualizar os estudos dos conteúdos programáticos dentro de um tema central gerador;
• Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.
• Conscientizar os alunos, através de cartazes, ofícios e/ou verbalmente, do perigo do uso de fogos de artifício ou bombinhas durante a festa.
• Conhecer as características das festas juninas
• Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
• Promover interesse e participação na gincana e na festa junina;
• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
• Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;.
2. PERÍODO:
• De 01 a 30 de junho.
3. PARTICIPANTES:
• Professores, equipe pedagógica, servidores da escola, alunos, pais e demais componentes da comunidade escolar.

4. DIVULGAÇÃO DO PROJETO:
• O projeto deverá ser amplamente divulgado em toda a comunidade escolar pela equipe pedagógica. Os alunos deverão participar ativamente das atividades pedagógicas em sala, da confecção dos materiais para ornamentação da festa, dos ensaios das apresentações, da organização do espaço da festa e de convidar suas famílias a estarem presentes no dia da culminância.
• A escola deverá confeccionar CONVITES para todas as turmas e um cartaz com a PROGRAMAÇÃO das atividades e divulgá-los com a antecedência necessária.
5. VIVÊNCIA DO TEMA:
• Atividades pedagógicas desenvolvidas em sala
• Confecção de material para ornamentar o espaço da festa
• Ensaios das apresentações
• Organização do espaço da festa
6. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM SALA:
• Cada turma, de acordo com seu nível de ensino, selecionará uma atividade a ser desenvolvida para o enriquecimento do tema. Poderão ser realizadas pesquisas sobre:
• A origem das Festas Juninas;
• A história dos Santos relacionados - Santo Antônio, São João, São Pedro;
• A cultura do milho – origem, colheita, culinária;
• Comidas típicas – origens e receitas;
• Adivinhações;
• Charadas;
• Simpatias;
• Danças típicas – origens e figurinos;
• Parlendas;
• Formas de comemorações das Festas Juninas pelas regiões do Brasil;
• Criação de cenas as populares a serem dramatizadas;
• Uso e perigos das fogueiras e fogos de artifícios;
• Leitura e discussão de textos que relacionam as FESTAS JUNINAS aos valores culturais da nossa sociedade;
• Resolução de problemas matemáticos utilizando encartes promocionais do comércio, fazendo uma reflexão crítica sobre eles;

OBS: As atividades acima sugeridas deverão ser adaptadas para se adequarem ao nível das turmas e dos alunos envolvidos.
De Educação Infantil a 1ª série:

Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

História:Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês.Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.

Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração.Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.

Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representações.
Lingua portuguesa – Após a festa Junina construção do Jornal (ver modelo no site: http://201.67.44.181/portal/mochila/pdf/Ano-3%20N%FAmero-12.pdf)
7. CONFECÇÃO DE MATERIAL PARA ORNAMENTAR O ESPAÇO DA FESTA:
Cada turma deverá se responsabilizar pela confecção de um tipo de material para ornamentar a festa:
• Bandeirinhas
• Balões
• Flores
• Espantalhos
• Bonecos matutos
• Casal de noivos matutos
• Espigas de milho
• Correntes etc.
8. ENSAIOS DAS APRESENTAÇÕES:
Cada turma deverá, individual ou coletivamente, junto com outras turmas, ensaiar um número a ser apresentado na festa.
• Danças de roda
• Dança da Peneira
• Dança folcloricas
• Quadrilha
• Casamento Matuto
• Desfiles de matutos
9. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA FESTA:
BARRACAS DE COMIDAS TÍPICAS
Deverá haver duas (02) barracas, uma de comidas DOCES e outra de comidas SALGADAS.
Professores e funcionários colaborarão para o cardápio trazendo:
. Bolo de milho
• . Bolo de macaxeira
• . pé-de-moleque
• . Grude
• . Bolo de batata
• . Milho verde
• . Canjica
• . Pamonha
• . Mungunzá
• . Baião-de-dois
• . Farofa de cuscuz
• . Paçoca
BARRACAS DE JOGOS
Serão organizados vários espaços de jogos:
• . PESCARIA
• . JOGO DE ARCOS
• . CHUTE A GOL
• . TOMBA LATA
• . LAÇO NA MATUTA
• . POMBO CORREIO
• . NEGA MALUCA

IMPORTANTE:
• A renda das BARRACAS será revestida para o pagamento das despesas da Festa e da Semana da Criança.
• Deverão ser confeccionados VALES específicos para as COMIDAS e JOGOS, assim como cardápios com TABELAS DE PREÇOS.
• Cada professor responsável pelas Barracas de Jogos deverá colaborar na aquisição dos BRINDES (bombons, pirulitos etc)
10. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
• Limpeza da Pátio;
• Confecção de cartazes indicativos;
• Organização de murais com trabalhos dos alunos;
• Distribuição na quadra dos espaços para as APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS;
• Definição e organização do espaço das BARRACAS DE COMIDAS TÍPICAS;
• Preparação dos espaços onde funcionarão os CAIXAS;
• Organização dos espaços onde serão organizadas as BARRACAS DE JOGOS;
• Organização de toda a ORNAMENTAÇÃO (bandeirinhas, balões, correntes, bonecos matutos, flores etc.) no espaço da quadra;
• Organização de palhas de coqueiro em cada coluna da quadra;
• Organização da ENTRADA da escola;
• Disponibilização de lixeiras em locais estratégicos.
• OBS: Envolver os alunos no processo de limpeza, ornamentação e organização da escola.
11. CULMINÂNCIA – FESTA JUNINAS
DINÂMICA DA FESTA:
1. Todas as BARRACAS (comidas e jogos) deverão estar funcionando para a CHEGADA DOS ALUNOS E PAIS.
INÌCIO DAS APRESENTAÇÔES:
Acolhida por funcionários e/ou professores da escola
Cada professora deverá reunir e organizar sua turma no Pátio para o início das apresentações.
3. DESFILE DE MATUTOS:
Entrada de todos os alunos por turma num grande DESFILE MATUTO e a organização dos mesmos nos espaços pré-estabelecidos na quadra.
Neste momento é importante que cessem as atividades nas barracas para que todos possam assistir às apresentações.
4. APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:
Cada turma então deverá se levantar e se dirigir para o centro da quadra para a sua apresentação, segundo uma PROGRAMAÇÂO pré-estabelecida e divulgada com antecedência.
Entre as apresentações os ANIMADORES deverão se apresentar interagindo com a platéia.
5. QUERMESSE:
Ao final das apresentações, voltam a funcionar as barracas de comidas e de jogos ao som de músicas juninas, e o espaço das apresentações será agora destinado aos casais que quiserem dançar.
12. DISTRIBUIÇÃO DAS TAREFAS NO DIA DA CULMINÂNCIA:
Na SEMANA da festa serão definidas pela Direção e/ou Coordenação as funções que cada pessoa deverá desempenhar.
• BARRACA DE COMIDAS DOCES e SALGADAS: 3 PESSOAS
• FUNÇÃO: Organizar o espaço da barraca, receber os VALES e servir as comidas.
• BARRACAS DE JOGOS:
• . PESCARIA: 1 PESSOA Para coordenar cada Jogo
• . JOGO DE ARCOS:
• . CHUTE A GOL:
• . TOMBA LATA:
• . LAÇO NA MATUTA:
• . POMBO CORREIO:
• . NEGA MALUCA:
FUNÇÃO: Organizar o espaço da barraca, receber os VALES, conduzir a execução dos jogos e dar os brindes.
• PÁTIO: 02 funcionários da escolas deverão recepcionar
• FUNÇÃO: Receber os pais e alunos que forem chegando, orientá-los quanto aos seus respectivos lugares, atendê-los em suas necessidades e cuidar para que haja organização no decorrer de toda a programação.
13. IMPORTANTE:
• É fundamental o envolvimento de todos para a confecção dos materiais e a organização da decoração da festa;
• As apresentações não podem ser muito extensas para não se tornarem cansativas;
• Todos os presentes deverão estar organizados para o início das apresentações, devendo as barracas interromper seu funcionamento para favorecer a execução das danças;
• Cada professor cuja turma se apresentar deverá organizar seus alunos no início da programação e cuidar para que se mantenham em seus lugares durante todas as apresentações;
• Poderá haver, de acordo com a necessidade, um intervalo entre as apresentações da Educação Infantil / Ensino Fundamental I e as apresentações das turmas de ensino Fundamental II;
Projeto retirado do site: http://br.geocities.com/projetos.torres/folguedosjuninos.html e do http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2008/05/projeto-festa-junina-2.html. modificado pela Professora Valdenice para postagem no blog