domingo, 25 de outubro de 2015

POESIA DA GRAMÁTICA!!!!!!!!

Vamos tentar compreender A tal gramática? Que arrepia meu ser E me deixa estática? Não quero mais temer Gramática quero aprender E não mais esquecer Em minha memória permanecer. Então iremos começar Com os tipos de Sujeito Com calma iniciar E aprender direito... Sujeito simples possui um núcleo Não há como errar “Eu amo a vida” Bom exemplo pra começar. Sujeito Composto possui mais de um núcleo “João e Maria nasceram para se amar” Que bela e linda maneira de ensinar O sujeito composto para eu me adaptar. Sujeito oculto desinencial Parece tão complicado, mas isso é natural. “Falaram que o amor chegaria enfim” Isso soa para mim Uma forma fácil de aprender A gramática do meu ser. E o Sujeito Indeterminado O que será este coitado? “ Comentou-se algo e ficou maravilhado.” Você conseguiu entender? Leia um pouco mais e irás compreender. O que será o Sujeito Inexistente? Pense, force um pouco sua mente. Ah, é uma oração sem sujeito.... Explique-me direito.... Sujeito Inexistente São fenômenos da natureza Onde eu fico tão contente Por haver cor e beleza..... ...No inverno, tudo é tão lindo Há chuvas todos os dias O amanhecer trás energia Belas cores e poesias.... Haverá esperança um dia Onde a verdadeira alegria Não dará mais lugar a nostalgia. Onde está o sujeito inexistente Nesses versos em poesia? Force um pouco sua mente.... Vamos falar do Predicado? Qual a regra principal? “Tudo que não é sujeito, é predicado” Não muda, será igual. Eu amo a vida. Eu...Sujeito Amo a vida....Predicado Aprendeu a lição? É simples...como uma canção. O Predicado Verbal Tem como núcleo o verbo O Predicado Nominal O núcleo é o nome... Ainda não compreendeu? Vamos praticar... Comece a rimar.... A noite, todos estavam cansados Chamamos de Predicado Nominal... Engraçado que nesse mundo O cansaço é normal. Comeram meu pão Chamamos de predicado Verbal Mas pegar o que não é seu, é falta de educação Um exemplo sensacional. E agora o Verbo- Nominal? Será que há alguma explicação? A gramática é especial E nos dará a solução. O Verbo- Nominal Há verbo e característica.... “Aqueles rapazes chegaram felizes.... Chegaram.....verbo Felizes....característica. Não é tão complicado assim Basta estudar um pouco mais A vida pra você e pra mim É um grande desafio...não desista jamais. Chegou o momento Da Transitividade Verbal Precisamos de um tempo Para essa análise especial. Intransitivo não possui complemento Não tem amigos, é sempre solitário Coitado do Intransitivo..... ....Todos choravam naquele dia chuvoso É um verbo Intransitivo Mesmo sendo um dia gostoso Chegaram todos atrasados... Transitivo possui complemento Gosta da amiga Preposição;;; Preciso de ajuda Nessa lição. “Confio em você” Meu amigo especial. Uma regra gramatical Não posso esquecer. Transitivo direto... Sem preposição Transitivo indireto... Com preposição Compreendeste a lição? Para tudo na vida é preciso estudar Ter disciplina e se conscientizar De que nada é impossível para o alvo se alcançar E chegar a algum lugar. A gramática é difícil Mas não é impossível entender Vamos então caprichar A gramática compreender Para poder Também ensinar. Vamos treinar? Pegue seu livro de gramática E comece a estudar Boa sorte! Você chegará lá !!!!! Patrícia pessoa!